terça-feira, 2 de outubro de 2012

Um projeto fora dos padrões??

Penso que meu projeto foge dos padrões tradicionais, primeiro por que está sendo realizado fora da minha cidade, segundo que pra chegar lá nós temos que ir de ônibus(vã, carro, andando, vlt, dá-se um jeito) até outro município, atravessar o canal de barco, caminhar 12km -umas 2 horas-além de ter que levar tudo (barracas, mochilas, panelas, comida, luz, água, além do material do projeto).

A comunidade de Canto está localizada na Ilha de Carimã (teoricamente faz parte do município da Raposa),  mas, conversando com os moradores do local, descobrimos que a ilha é de Sarney. Sim, todinha dele! Depois de aproximadamente 12 km em linha (quase) reta, chega-se a uma "esquina" (daí o nome, Canto), dobrando o canto está a casa dele...do homem, "o dono do mar".

A comunidade é completamente carente, cravada no meio de dunas, a água é de poço e eles não costumam tratar, o posto de saúde mais próximo está a 30min de moto, dejetos a céu abeto, o lixo é queimado, a maioria vive da pesca, crianças só vão à escola até o 6º ano ( 5ª série do fundamental) e etc.

Meu grupo escoteiro já tem contato com a comunidade há muitos anos e até dezembro do ano passado, nenhuma atividade foi realizada em benefício daquelas pessoas.

Aos poucos contarei mais detalhes sobre a comunidade e o projeto!




Servir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário